Como fazer arroz soltinho

A dica de receita de hoje é de como fazer arroz soltinho. Desde quando eu tinha 12 anos, pedia para a minha mãe me ensinar a fazer arroz (e outras coisas também, porque adoro cozinhar desde sempre!). Tive a época de querer fazer arroz amarelo, arroz laranja, arroz com brócolis, arroz com cenoura e mil outros tipos. Mas o meu preferido sempre foi o arroz branco. Sou daquelas que ama arroz. Amo arroz de todas as formas. Consequentemente amo risotos também (depois passo as receitas aqui). Mas hoje vim compartilhar como fazer arroz soltinho.

Parece básico falar sobre fazer arroz, como fazer arroz soltinho, mas muita gente tem dificuldade em achar o ponto certinho para que o arroz fique soltinho, macio e sem ficar empapado ou em pedaços.

E aí? Como fazer arroz soltinho?

  1. Lavar um copo americano de arroz (uso sempre tipo A).
  2. Depois, cortar a cebola bem pequena (ou coloco no processador). Uso normalmente 1 colher de sopa de cebola. Quem não gosta de cebola, pode bater no liquidificador. Mas em casa nunca tive problemas com os pedacinhos, mesmo com criança pequena.
  3. Refogar a cebola no azeite até que ela fique murcha (não espero ela dourar).
  4. Acrescentar o arroz e refogo com a cebola.
  5. Uso sempre o dobro de água da medida do arroz. Nesse caso, usarei dois copos de água.
  6. Coloque sal a gosto (como gosto com menos sal, costumo colocar 1/2 colher de sal do himalaia).
  7. Deixar o arroz ferver. Assim que começar a ferver, abaixar o fogo.
  8. Quando toda a água secar, tampar o arroz e deixar em repouso por pelo menos 15 minutos.
  9. Colocar em um refratário para servir.

Eu sei que existem outras formas de fazer arroz branco. Mas assim, o arroz fica macio e nunca fica empapado. Dessa forma, também faço um pouco mais cedo e às vezes deixo de 30 a 40 minutos em repouso.

 

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.