Dicas para escolher o sofá ideal

Já pensaram em ter algumas dicas para escolher o sofá ideal? Sempre que vamos comprar um móvel para a casa, ficamos naquela dúvida. Tem aquele que nos apaixonamos, tem o melhor preço, tem o bonito, tem o que combina. Mas e aí? Qual a melhor opção? E a gente sabe que esses itens não são baratinhos. Então, compramos esperando que eles durem muitos e muitos anos no nosso lar. Para facilitar a vida, selecionei aqui 5 dicas para escolher o sofá o ideal.

1. Defina o ambiente que será utilizado

A primeira dica para escolher o sofá ideal está em definir o ambiente em que ele será utilizado. Um sofá para Home Theater é totalmente diferente de um sofá para uma sala de estar ou um home office. Por exemplo, caso o sofá fique na sala de Home Theater, um sofá confortável, talvez reclinável e com chaise retrátil. O sofá para a sala de estar deve ter um assento que fique confortável para as pessoas ficarem sentadas – às vezes mais curto que os sofás para salas com TV. Por isso, a primeira dica é pensar sempre no ambiente que será utilizado.

2. Veja o tamanho ideal

Qual o tamanho da sala onde o sofá estará? O sofá deve ser adequado ao tamanho da sala. Nem grande e nem pequeno. Não adianta comprar um sofá enorme para um apartamento pequeno. Ou um sofá pequeno para uma sala enorme.

3. Confirme se o sofá passa na porta ou no elevador do prédio

Essa dica é importantíssima. Se morar em casa, verifique se o sofá passa na porta (com ou sem os pés). Mas, se morar em apartamento, é importante verificar se o sofá caberá no elevador. Caso não caiba, pode ver se é possível transportá-lo pelo hall de escadas e se cabe nesse ambiente. Outra opção seria fazer por içamento (verificar no condomínio se é permitido), porém as empresas cobram valores elevados para isso. Outra opção que também exige mão de obra especializada é pedir para que um tapeceiro desmonte parte do sofá e monte novamente no apartamento. Normalmente, essas opções acontecem em casos de chaise fixas.

4. Pense na cor e no tecido

Para salas de televisão, o ideal é sempre optar por cores neutras (bege, marrom, cinza e tons de azul) que sujam menos e tecidos mais confortáveis. O couro é um tecido de fácil limpeza, porém, não é confortável para ambientes de sala de televisão. Por outro lado, fica lindo e clássico em salas de estar. Estampas muito fortes também são um pouco enjoativas. Normalmente, deixamos essas estampas para as almofadas.

5. Analise os preços

Impossível não pensar no preço e naquela relação custo-benefício de sempre. Como disse logo no começo, o sofá é um item que nos acompanha durante muitos anos. Por isso, não devemos ir diretamente no mais barato. Devemos analisar a qualidade, estrutura (os de madeira são sempre melhores), conforto, cor, tamanho e tudo o que relacione custo-benefício. Aí sim, tomar a decisão final.

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.