A pergunta é: como organizar festa? Sempre que vamos recepcionar um evento, logo pensamos: quantos salgadinhos fazer? Quantos docinhos? E quanto de bebida comprar? Tem gente que se perde e acaba exagerando e sobra com um monte de coisas… E como pensar nisso? Como calcular essas quantidades? Preparei uma tabelinha básica que pode ajudar qualquer pessoa a organizar isso. Mas é claro que não é nada fixo, afinal, tudo pode mudar de acordo com o tempo de festa, perfil dos convidados, o que será de fato servido e por aí vai. Para ter uma ideia, os buffets sempre calculam uma quantidade 10% superior ao número por convidado.

O primeiro passo é ter uma estimativa de quantas pessoas estarão na festa. Existe uma regrinha para ter uma ideia de qual o %% de convidados que vão à festa de fato, vou fazer um post completo sobre isso depois! Mas, em geral de 15 a 20% dos convidados não comparecerão. É claro que isso depende da sua lista, afinal, se for uma lista somente de pessoas muito próximas, é provável que a grande maioria dos convidados estará presente e você pode desconsiderar esse percentual normal e calcular entre 5% e 10% de faltosos.

quantidade de itens por convidado

 

Comentários do Facebook

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.