como instalar papel de parede

Quem me acompanha no Instagram (@quebaderna) já viu essa foto ontem. E, como eu disse por lá, aproveitei o feriadinho básico para instalar o papel de parede no quarto da Maria Eduarda. Eu já tinha comprado fazia duas semanas. Era uma estampa que eu tinha visto na net e fiquei louca pelo floral delicado… Fui em vários lugares aqui em Bauru City até que achei!

Como bastante gente pergunta, resolvi colocar um passo-a-passo de como fazer a instalação. Eu já tinha feito um post sobre como instalar papel de parede (clica aqui para ver)mas resolvi fazer esse mais detalhado.

Todo mundo diz que instalar papel de parede é fácil e bem tranquilo, mas eu sempre adianto: é trabalhoso, porém é muito possível de ser feito por qualquer pessoa disposta a isso. Se for a primeira vez que vai fazer isso, aconselho a pedir ajuda para alguém. Em dois fica bem mais fácil e menos cansativo.

O papel de parede deve ser instalado em paredes lisas, limpas e secas. É melhor que a parede esteja com massa corrida. Bases com látex também são ótimas para aplicação do papel de parede. As paredes com tinta acrílica devem ser levemente lixadas. Já instalei o papel em paredes somente rebocadas mas, além de ser bem mais difícil, com o tempo o papel de parede começa a se soltar.

Dica: para que não tenha diferença de cor entre os papéis de parede, é legal utilizar sempre o mesmo lote para fazer a instalação.

Como instalar papel de parede

 1. Misture a cola

  • Misture o pó com parte da quantidade de água indicada na embalagem. Na embalagem, dizia para eu usar 10% da quantidade, mas ficou muito grosso e eu usei 1/3 para fazer a mistura inicial. Misturei bastante e só depois acrescentei o resto da quantidade de água e misturei de novo. Para 50g de pó (rende mais ou menos 15 m² de parede), a quantidade de água a ser misturada é 3l. Aguarde pelo menos 30 minutos para começar a utilizar.
  • A princípio formaram um grumos (como o da primeira foto) e depois esses grumos se dissolveram e ficaram transparentes.

2. Recorte o papel de parede

  • Utilize a trena para medir a altura do pé direito.
  • Acrescente 5 cm para acabamento no teto e 5 cm para acabamento no rodapé. Se o papel for estampado, primeiro veja onde será a emenda e só depois considere a sobra (essas sobras serão consideradas perdas).
  • Eu prefiro usar um rolinho para passar a cola no verso do papel de parede. Cuidado para usar uma quantidade razoável de cola (nem muito para não ficar difícil de aplicar e nem pouco para não conseguir colar).

3. Instale na parede com ajuda de uma espátula

  • A aplicação deve começar sempre de um canto. A primeira faixa deve ser colocada no prumo para que todas as outras fiquem retinhas. 
  • Ajeite o papel de parede com a mão e depois use a espátula para retirar o excesso de bolhas e cola que fica no meio do papel. Você também pode usar um pano úmido para retirar o excesso de cola que fica nas laterais do papel. Dica: eu uso a espátula de aplicar adesivo em parede (aquela de aplicar rejunte é muito mole), você pode encontrar essa espátula em lojas de Silk & Sign. Não se preocupe se ficar alguma bolhinha. Quando o papel e a cola secarem, as bolhas desaparecerão.
  • Quando for colocar as demais faixas, primeiro alinhe o desenho de forma que as emendas fiquem contínuas.
  • Eu prefiro ir cortando as margens excedentes enquanto a cola está úmida ainda, assim não corro o risco de secar em algum lugar que possa estragar a pintura. Para isso, vinque com uma espátula e use o estilete.
  • Se o papel de parede for liso (sem estampa), coloque sempre uma faixa para cima e uma faixa para baixo. Só assim o acabamento fica perfeito.

 

Papel de parede - antes e depois

Pela foto do antes e depois, perceberam que mudei um pouco o projeto inicial do quarto da Maria Eduarda né? Logo venho mostrar o novo projeto por aqui!

 

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.