Quando fiquei grávida a primeira pergunta que minhas amigas fizeram foi: quando será o chá de bebê? E aí a gente já começa a se animar. Se tem uma coisa que eu adoro fazer é organizar festas. Gosto tanto que a minha pós-graduação é em comunicação e eventos. E nada como compartilhar um pouquinho aqui.

O post tem algumas dicas práticas e de organização, assim facilita a vida de quem vai organizar para que tudo fique do jeito que a futura mamãe sonhou.

O ideal é que o chá aconteça entre o 6º e o 7º mês de gravidez. Assim, a grávida não fica muito cansada e a barriga não pesa tanto. Sem contar que sobra tempo para preparar o resto do enxoval que não foi arrecadado no chá.

1. Faça a lista de convidados
Eu sempre começo com a lista. Assim fica mais fácil definir o local (e o tamanho do local) onde será o chá. Eu, particularmente, adoro festinhas feitas em casa, com aquela carinha de fui eu quem fiz.

2. Defina a data e o local
Para isso, é importante ter em mente o número de convidados para que ninguém fique espremido ou em pé. Se tiver brincadeiras, lembre que talvez precise de um lugar maior.

Nessa hora também é importante ter noção de como estará o tempo. Fazer em lugar aberto em época de chuva pode não ser uma boa ideia. Se estiver calor, seria ótimo se fosse em um lugar arejado ou com ar-condicionado. Se for fazer em lugar aberto, tenha sempre um plano B. Não dá para contar só com a sorte, não é mesmo?

3. Defina o tema
Confesso que essa é a parte que eu tenho mais dificuldade. Sempre quero fazer tudo! hahaha*

Mas essa parte deve ser bem do gosto da mãe, né? Alguns itens são mais fáceis de serem achados prontos de acordo com o tema. Por isso, pense bem antes de fazer uma festa que talvez você tenha que fazer tudo 100% personalizado.

4. Cuide da papelaria
Convites, tags de docinhos, toppers de cupcakes, plaquinhas de identificação, rótulos de água, doces e por aí vai, para onde a imaginação permitir! Você pode encomendar, fazer em casa ou pegar alguns modelos prontos. Fiz alguns modelos para o blog que!baderna em parceria com a Loja Mundo Liz e vou deixar aqui para download. A ideia é ter mais modelos para download aqui mesmo no blog, mas já vou colocar esses que estão prontos.

      

5. Cuide da decoração
Veja certinho tudo o que vai precisar: mesas, toalhas, arranjos, enfeites e reserve. Assim, não corre o risco de chegar em cima da hora e não ter disponibilidade do que você precisa.

6. Prepare a lembrancinha
Todo mundo adora levar alguma recordação dos chás. Pode ser alguma coisa simples, um docinho, uma marmitinha, cupcakes ou qualquer outra coisa. O importante é que a pessoa que participou se sinta querida! Preste atenção porque algumas lembrancinhas demoram mais tempo para serem confeccionadas, então, é sempre bom ver com antecedência de pelo menos 2 meses.

7. Veja o que será servido
Veja com antecedência tudo o que será servido e encomende o que for necessário. Lembre-se de encomendar também os docinhos. Todo mundo adora uma mesa de doces bem arrumada! Veja o que vai servir de bebidas e verifique se o lugar reservado tem disponibilidade de geladeira e fogão para esquentar alguns salgadinhos.

8.  Faça a lista de presentes
Muitas mamães colocam no convite o que cada um deve dar. Eu acho melhor a ideia de fazer uma lista com os itens de desejo em duas ou mais lojas especializadas. Assim, cada um fica livre para escolher o que vai dar e você poderá combinar de trocar na loja caso ganhe itens repetidos. Coloque na lista desde os itens mais simples até os mais caros. Algumas pessoas preferem juntar e dar um presente melhor ou tem até mesmo aquela tia ou amiga generosa que resolve dar um presentão!

Vou colocar aqui a lista do enxoval. Se alguém quiser minha lista completa em Excell (a mesma do enxoval em Miami), é só fazer download aqui. Você pode colocar na lista do chá tudo o que é do enxoval e as roupinhas também!


9. Envie os convites
Envie os convites com pelo menos 15 dias de antecedência. Eu gosto de mandar um pré-convite (que chamo de Save the Date) com 30 dias de antecedência e o convite com 15. Todo mundo vai se programando e não corre o risco de esquecerem do chá.

10. Curta bastante
Aproveite cada momento. Tire muitas fotos e aproveite as brincadeiras, caso resolva fazer alguma. Use uma roupa confortável e, de preferência, um sapato não muito alto. Nenhuma gravidinha merece ficar de salto nesse dia né?

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.