rotina-do-bebe

Sempre tive medo que alguém me pedisse para escrever sobre rotina de bebê. Desde que ME nasceu, tentei fazer uma rotina de mamadas, sonecas, atividades, banho e sono noturno. Mas sempre foi muito difícil. Primeiro, as cólicas que começavam sempre entre 4h e 6h da manhã. Depois, que ela sempre foi muito agitada e era alguém aparecer para visitá-la a noite que ela acordava chorando a cada 5 minutos. As coisas foram melhorando em casa quando abri mão da rotina rígida de horários e passei a respeitar as necessidades dela. Com a introdução alimentar, consegui formar uma rotina de alimentação, o que achei importante e é a mesma que ela segue até hoje.

Com a escola, consegui adequar o horário da soneca da tarde e sono da noite. Sei que não é uma rotina comum, mas assim temos conseguido melhores noites de sono e quase nada de irritabilidade durante o dia. Para mim, isso é sinal que está sendo bom para ela. Durante a semana a rotina fica assim:

6h: Mama e volta a dormir

9h30 – 10h30: Fruta + polvilho ou pão (ela acorda esse horário)

13h: Almoço

15h30: Fruta + lanche

16h: mama e soneca

19h: Jantar

22h: mama

22h30-23h: dorme até 6h sem mamar. Acorda algumas vezes a noite, mas não mama

É claro que nem todos os dias é essa maravilha toda. Temos alguns altos e baixos na rotina. A minha maior dificuldade é durante os finais de semana, quando deixo ME com minha mãe, meu pai ou minha sogra para trabalhar. Como sempre chego depois das 0h30, às vezes ela tira a soneca na hora errada e depois passa a madrugada acordada. Sofrimento para ela e para mim, que normalmente preciso acordar cedo no dia seguinte e consequentemente acordá-la também. Não são todos os finais de semana assim, mas alguns acabam fugindo da rotina.

Share Button

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.